Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Fórum busca soluções para problemas do bairro Ipanema

                                                                                      Gustavo Cruz/O Jornalecão
Vice-prefeito Sebastião Melo (centro) representou a Prefeitura no evento

Os problemas mais sentidos por moradores do Ipanema, que ficaram em evidência em abril, após o início da mobilização do grupo Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido!, foram o grande destaque do Fórum de Cogestão em Serviços da Região Sul, realizado em 20 de maio no salão paroquial do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Além de mais de cem integrantes da comunidade, inclusive de bairros vizinhos, estiveram presentes no evento o vice-prefeito Sebastião Melo e representantes de secretarias e departamentos municipais e da Brigada Militar, entre outros. Um dos temas mais discutidos na reunião foi a questão da segurança, mas outros assuntos polêmicos, como a poluição sonora nas proximidades do calçadão e o trânsito na região, também foram bastante lembrados pela comunidade. Melo explicou que, no Fórum, que acontece também em outras regiões da cidade, são tratadas “questões mais imediatas”, como é o caso das demandas do bairro Ipanema, facilitando o trâmite destas reivindicações ao serem tratadas diretamente entre comunidades e representantes do poder público. 

   Gustavo Cruz/O Jornalecão
Moradores apresentam reivindicações e sugestões durante o fórum

Durante mais de três horas foram apresentadas reivindicações e sugestões dos moradores, além da apresentação de um vídeo com imagens de um alagamento na Avenida Tramandaí causado pelo transbordamento do Arroio Capivara, um problema crônico do bairro. Outras questões que preocupam a vizinhança, como mobilidade urbana - que está prejudicada em função do crescimento da frota de veículos. Astélio Santos, ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI), observou, por exemplo, que em um trecho de quase três quilômetros da Avenida Guaíba, do início do Calçadão até a Avenida Guarujá, apesar do movimento intenso de veículos, não há lombadas e sinaleiras e o número de faixas para travessia de pedestres é insignificante.
Outros problemas também foram destacados pelos moradores que pediram a palavra, como iluminação deficiente em diversos pontos do bairro, situação das 40 famílias que moram em área de risco às margens do Arroio Capivara, projetos para realização de atividades esportivas na Praia de Ipanema, regularização dos ambulantes que atuam na região do Calçadão e fiscalização da Smic no local, a prostituição e suas consequências para a comunidade; reativação do Parque Ipanema, problemas com a coleta de lixo e as oferendas deixadas na praia para os orixás.
Além das manifestações da comunidade, representantes do poder público apresentaram ações e projetos para a região, como a EPTC, a Smam, a Smic, a Vigilância Sanitária e a Smov, que garantiu melhorias na iluminação em breve. O comandante da 4ª Cia do 1º BPM, capitão Fábio Kuhn, falou sobre os primeiros resultados após a Brigada Militar passar a atuar de forma “mais enérgica” na orla.    
Apesar do grande número de reclamações, o vice-prefeito Sebastião Melo demonstrou satisfação com os resultados preliminares. “O Ipanema precisa de um choque de ordem, não há dúvida. Vamos atuar conjuntamente com outros órgãos. No que diz respeito à Prefeitura, nós não vamos faltar”, prometeu.
Já os presentes aprovaram a forma de realização do Fórum, no qual as pessoas podem tratar de suas demandas diretamente com os representantes do poder público, o que entusiasmou quem esteve presente ao evento. “A comunidade tem força e está de parabéns. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar, pois Ipanema merece”, destacou, ao finalizar a reunião, Waneza Vieira, uma das integrantes do movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido!, que desde abril está se mobilizando contra a insegurança e a poluição sonora na Praia de Ipanema, além de outros problemas, principalmente nas imediações da orla do Guaíba. O grupo se surpreendeu positivamente com os resultados das primeiras semanas de mobilização, que começou no dia 21 de abril com o bloqueio da Avenida Guaíba. Desde então, beneficiada pelo aumento do efetivo, a Brigada Militar está abordando e autuando quem comete ilegalidades e a EPTC também já realizou operações no local, inclusive recolhendo veículos.


Confira a pauta da reunião:

1 – Smic e Vigilância Sanitária
Bares e Restaurantes: fiscalização quanto a horário de funcionamento e venda de bebidas alcoólicas para menores.
Ambulantes: fiscalização quanto às licenças, venda de bebidas alcoólicas, conservação e higiene no preparo dos alimentos.
Panda&Mônio: fiscalização de uma pista de skate fechada dentro do bar.
Brinquedos da areia da orla: fiscalização quanto à licença das camas elásticas e de castelo inflável, pois o serviço é cobrado.
Bola de plástico dentro do lago Guaíba: fiscalização quanto à licença, pois as crianças são colocadas dentro da bola, e esta é lançada no lago, presa apenas por uma corda. Não há bombeiros no local, haja vista ser uma atividade aquática que é cobrada.
Rua de lazer e cultura: fechamento aos finais de semana e feriados do trecho paralelo à Avenida Guaíba, no trecho entre a Rua das Laranjeiras e a Avenida Jardim, a fim de ser transformada em espaço de cultura com exposições, venda de artesanato, etc.

2 – Smov
Trapiche do Fausto, no Ipanema, e Arcos, no bairro Espírito Santo: foco de venda e consumo de drogas; não há iluminação, facilitando assalto. Mobiliário urbano em más condições.
Mobiliário urbano: os bancos da orla estão em más condições, pois à noite, durante as brigas de gangues, as tábuas do mobiliário são usadas como armas.
Manutenção dos muros de arrimo: O muro precisa de reparos, próximo ao Trapiche do Fausto.

3 – Smam
Orla em frente ao Clube do Professor Gaúcho: replantio de árvores que foram cortadas em virtude das chuvas e da periculosidade.
Placas indicativas: instalação de placas indicativas dos banheiros públicos e chuveiros, haja vista que ficam um tanto quanto afastados do local de intenso movimento.

4 – EPTC
Fiscalização de veículos e condutores: além do barulho provocado pelo alto volume do som de carros estacionados na Avenida Guaíba, condutores, depois da ingestão de bebida alcoólica em excesso, saem dirigindo.
Sinalização: Rua das Laranjeiras é mão única e não haja placa indicativa, provocando transtornos no trânsito.
Instalação de lombada: Após a Avenida Osvaldo Cruz, a Avenida Guaíba passa a ser de mão dupla. Além dos ônibus, os veículos trafegam em alta velocidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!